Importância do Abafador


product1

O que é o sistema de EXAUSTÃO?
O Motor pela queima de cobustível provoca como saida RUIDOS e GASES. Os GASES que são eliminados pelo motor são; monoxido de carbono, óxido de nitrogênio e hidrocarbonetos - altamente tóxico. O monóxido de carbono ao ser aborvido, entra na corrente sanguinea reduzindo a oxigenaçao. Por isto, o sistema de exaustão não deve ser considerado como de somenos importancia.
Um veículo com o sistema de catalisação em perfeito estado, 99% de seus GASES são inofensivos. Um som é produzido atraves de vibraçoes. Quanto á sua frequencia ou tom é o que determina se é som ou ruido. O RUÍDO comprende em altas e oscilante faixas de frequencias, tal como o barulho duma martelada.
Quando um sistema de EXAUSTÃO está danificado - seu RUÍDO supera os 77 dB, nivel de pressão sonoro segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) Nível este, suportado pelo ser humano em condições normais de trabalho.
Funções Básicas do Escapamento:
1- Reduzir os ruídos produzidos pelo motor.
2- Manter a pressão ideal , para o bom funcionamento do motor.
3- Conduzir os gases nocivos a saúde e ruídos para bem longe da cabine.

Como funciona o sistema de EXAUSTÃO?
Existe treis tipos: 1-Absorção, 2-Reflexão e 3-Combinado. No sistema 1, as ondas penetram nas perfurações e são absorvidas pela lã de rocha. No Sistema 2, as ondas são redirecionadas para frente/atrás, através de pequenos tubos que acabam se anulando. O Sistema 3, é um sistema misto dos sistemas anteriores.

Quais as partes em um sistema de EXAUSTÃO?
Se divide em 4 Partes:
1 - Tubo Dianteiro ou Saída do Motor.
2 - Catalisador.
3 - Silencioso Intermediário.
4 - Silencioso Traseiro.

Tubo Dianteiro ou Saída do Motor
Sua função é conduzir os gases eliminados pelo motor até o sistema de catalisação.

Catalisador
Sua função é fazer a purificação dos gases e reduzir emissão de gases tóxicos nocivos à saúde em até 95%. Este Componente exigido por lei. Catalisadores - Danificados polui o meio ambiente. O sistema computadorizado não recebe informaçao da saida, Isto deixa o controle de presurizacao descontrolado, prejudicando o rendimento e a vida util do motor. Cuidado! Catalizadores - Danificados polui o meio ambiente. O sistema computorizado não recebe informaçao da saida - fica com o controle de presurizacao descontrolado prejudicando o rendimento e a vida util do motor.

Silencioso Intermediário
Sua funçao é eliminar os ruidos de Alta-frequencia do motor provocado pela combustão dos gases no motor. Intermediarios em perfeito estado evita a entrada de gases para o interior do veiculo, Mantem a taxa de compressão do motor, reduz o consumo. Cuidado! escapamento/abafadores - com especificacao de polegada(diametro) inferior a especificacoes da fabrica, perde rendimento, estrangula o motor e diminui a vida util do motor.

Silencioso Traseiro
Sua funçao é eliminar os ruídos de Baixa-frequência do motor provocado pela combustão dos gases no motor.

Perigo do escapamento furado!
Devido o sistema natural de aerodinâmica do veículos, os GASES eliminados pelo silencioso Intermediário DANIFICADO, é muito perigoso.Estes GASES extremamente tóxicos e nocivos á saude tendem a subir pelas janelas laterais entrando pelo seu interior. Da mesma forma, um cuidado especial deve-se tomar, independente se o sistema de escapamento trazeiro esteja danificado ou nao. A aerodinâmica da região traseira forma uma zona de baixa pressão e os gases queimados expelidos, retornam ao interior do carro pelo vão do porta-malas, caso as borrachas não estejam em perfeito estado de vedação.

Escapamento danificado da multa!
Artigo 230 do codigo de transito - infração gravissima. carro pode ficar retido até o problema ser resolvido.

<< Voltar

ajax
ajax